29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Dia 1 de maio na História



1 de Maio (ou 1º de maio) é o 121º dia do ano no calendário gregoriano (122º em anos bissextos). Faltam 244 para acabar o ano.
.................................
Fatos históricos do dia 01 de Maio (Portal Terra)
Destaque: Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886 em Chicago, principal centro industrial da época. Os trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho.
*
1500 - Pero Vaz de Caminha anuncia o feito da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril, ao rei Dom Manuel, através de uma carta datada em 1° de maio. O documento notabiliza-se como o mais importante relativo à descoberta do Brasil, pela riqueza de detalhes.
1786 - A ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, estréia em Viena, com muito sucesso.
1808 - É proclamado no Brasil estado de guerra entre a Casa de Bragança e a família napoleônica.
1844 - Uma notícia é transmitida, pela primeira vez, por telégrafo, de Baltimore para Washington.
1853 - O Congresso Constituinte Argentino aprova a Constituição Federal da República. Buenos Aires não aceita e forma um estado independente, que dura até 1859.
1865 - É criada a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai, regido pelo marechal Francisco Solano López.
1931 - O edifício Empire State, con 104 andares, é inaugurado em Nova York. Ele é considerado o mais alto do mundo durante muitos anos.
1940 - A lei do salário-mínimo é anunciada no Brasil. O país foi dividido em regiões para que o salário fosse fixado de acordo com a produção e a necessidade de cada região.
1948 - A Conferência Panamericana é celebrada na Colômbia, marcando o nascimento da Organização dos Estados Americanos (OEA).
1958 - Arturo Frondizi toma posse da presidência da República Argentina.
1962 - Fidel Castro proclama que Cuba é, oficialmente, uma República Democrática e Socialista. 1967 - Anastasio Somoza toma posse da presidência da República da Nicarágua.
1973 - O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, assume a responsabilidade do caso Watergate. As investigações indicavam que um antigo assessor de Nixon, G. Gordon Liddy, advogado pertencente à comissão para a reeleição, e James McCord Jr. tinham planejado a operação de espionagem contra os democratas em 1972.

1994 - Morre Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1. O acidente aconteceu na 6ª volta do GP de Ímola. Senna estava liderando a corrida com 0,675s na frente do Benetton de Michael Schumacher. Ayrton bateu na curva Tamburello e veio a falecer logo em seguida.2001
1994 - O presidente norte-americano, George W. Bush, anuncia a construção do escudo antimíssel de largo alcance (NMD), que violaria o Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM) firmado com a URSS em 1972.
*
Eventos históricos (Wikipedia)
305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.
1045 - Gregório VI eleito Papa.
1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (hoje: Brasil) em nome do rei de Portugal
1769 - Após semanas de discussão, o Conselho Privado decide manter o imposto sobre o chá nas colónias americanas.
1786 - Estréia a ópera As Bodas de Fígaro de Wolfgang Amadeus Mozart em Viena.
1834 - A escravatura é abolida nas colónias inglesas
1886 - Inicio da greve geral nos Estados Unidos da América e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador
1906 - São Pio X eleva as dioceses de Mariana e Belém à categoria de arquidioceses por meio da bula Sempiternam humani generis.
1960 - Um avião espião norte-americano U-2 pilotado por Francis Gary Powers é abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.
1967 - Casamento de Elvis Presley com Priscilla Beaulieu
1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, o grande comício em liberdade (Lisboa) no dia do trabalhador. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.
1994 - Ayrton Senna Sofre acidente grave no Grande Prêmio de San Marino e morre no mesmo dia.
2004 - Passam a integrar a União Européia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Tcheca.

Nascimentos
1750 - Francisco Antônio de Oliveira Lopes, revolucionário da Inconfidência Mineira (m. 1794)
1769 - Arthur Wellesley, Duque de Wellington (m. 1852)
1829 - José de Alencar, escritor romancista e político brasileiro (m. 1877)
1868 - Afonso Arinos de Melo Franco, jornalista, escritor e jurista brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras (m. 1916)
1872 - Sidónio Pais, presidente da república portuguesa (m. 1918)
1881 - Teilhard de Chardin, padre, arquólogo e filósofo francês (m. 1955)
1934 - Haroldo de Andrade, radialista brasileiro
1946 - John Woo, realizador chinês

Falecimentos
1572 - Papa Pio V
1873 - David Livingstone, missionário e explorador escocês
1904 - Antonín Dvořák, compositor checo
1945 - Joseph Goebbels, ministro da propaganda do regime nazi
1978 - Aram Khachaturian, compositor armênio
1994 - Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1

Feriados e eventos cíclicos
Dia Mundial do Trabalhador, um feriado comemorado em muitos países.
Dia da Literatura Brasileira.
Mitologia celta: dia de Beltane
.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Histórias do Brasil Imperial III


Este é o terceiro e último dos três vídeos que publiquei no blog sobre o tema "Histórias do Brasil Imperial". A imagem ao lado é o brasão imperial do Brasil. Os "vídeos nos mostram, com rara competência e oportunidade (estamos comemorando os 200 anos da chegada da corte portuguesa por aqui), imagens e comentários sobre o período em que o Brasil foi o centro do império português. Tudo que foi postado sobre história no blog pode ser acessado no link Conheça a História.
Os vídeos foram capturados no YouTube. Clique
aqui para acessar a página responsável pela publicação. Quem conta as histórias do vídeo é um maiores intelectuais brasileiros, o historiador Bóris Fausto.
A produção dos vídeos é cuidadosa e o texto foge da linguagem técnica. O espectador é conduzido, de forma agradável, sobre este período encantador da história, mas tão desconhecido do povo brasileiro. Clique nos links para ver os vídeos anterioriores e ter a íntegra da série ao seu dispor: História do Brasil Imperial I e Historia do Brasil Imperial II .
.

.

.ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

ATENÇÃO: Standard & Poor's dá categoria de grau de investimento ao Brasil

A agência de classificação de risco Standard and Poor's concedeu ao Brasil o patamar de grau de investimento nesta quarta-feira (30).
A decisão representa uma melhora na recomendação do Brasil, que passa a ser considerado investimento seguro para investidores estrangeiros.
Aguardada há alguns anos pelo governo e por agentes do mercado financeiro, a notícia foi vista com surpresa pelo mercado, já que não era esperada ainda neste primeiro semestre.
"Eu achava que com a confusão do mercado lá fora e o aumento de juros aqui no Brasil, mais a piora as contas externas, isso pudesse ser adiado um pouco. Não esperava que viesse em meio a essas notícias ruins recentes", disse ao G1 o economista do Banco ABC Brasil, Luís Otávio Leal. O principal benefício de o país se tornar investment grade é atrair grandes investidores institucionais de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco
A assessoria de imprensa da Standard & Poor's, nos Estados Unidos, confirmou a informação ao G1 às 16h. De acordo com a agência, a nota para os títulos brasileiros em moeda nacional é agora BBB+, enquanto os títulos em moeda estrangeira são considerados BBB-.
.
************************************************************
.

Dicas do Trump para transformar-se um empreendedor bem sucedido | (com)gestão

Já me programei mais de uma vez para falar sobre o blog do Andrei Lima, o "(com) gestão", mas sempre ocorria uma coisa e outra e... não aconteceu. Agora vai!.
Aproveitei o post que ele produziu lá, no seu site, sobre as dicas de empreendedorismo do Donald Trump. Além de publica-lo, porque é um texto de primeira qualidade, estou apresentando ao final do post, em destaque, o excelente site do Andrei Lima.
Sobre as "Dicas de Donald Trump" nem vou fazer comentários. O post do Andrei já está bem dissecado e além do mais Donald Trump é um vencedor - gostemos ou não do seu estereótipo ultra americanizado - e o sucesso, seja de quem for, deve ser respeitado.
.

Dicas do Trump para transformar-se em um empreendedor bem sucedido
*
"Para Donald Trump, empreendedor pode ser definido com “alguém que pode segurar a pressão”. Falando em uma conferência em Toronto, Canadá, Trump deixou algumas pérolas para os empreendedores locais. Algumas são interessantes e conhecidas, outras como a #5 um pouco confusas, mas não deixam de ser verdadeiras também…
Seguem as dicas:
#1: Ame o que você está fazendo. Se não, você nunca será bem sucedido. “Se você ama seu trabalho,” diz Trump, “você trabalha com mais afinco, trabalhando mais duramente, será melhor nele.” É mais fácilser bom em algo quando você ama o que você está fazendo.
#2: Nunca desista. Isto é realmente importante. “Você não terá êxito se parar. Assim não pare!”. Esta dica está ligada a primeira, “Se você ama algo que faz, você é menos inclinado a parar.” Logo: Faça o que ama e não desista nunca.
#3: Faça sua própria sorte. Algumas pessoas são mais afortunadas do que outras. A “sorte é importante,” diz Trump. “Quanto mais duramente você trabalha, mais sorte você consegue.” Ele contou uma história que ilustra como seu próprio comportamento mudou sua sorte no negócio. Depois que tinha conseguido um determinado nível do sucesso, Trump “perdeu o foco” e não trabalhou tão arduamente. O resultado saiu caro: $9.2 bilhões no buraco. A moral da história: Você pode fazer sua própria sorte. Você pode mudar sua sorte se você permanecer focalizado e trabalhar duramente. “Você tem o poder sobre a sorte,” diz Trump.
#4: Às vezes você deve ir contra a maré. “Às vezes você apenas tem que ir com seu instinto,” Trump. Às vezes as maiores oportunidades se encontram no sentido contrário que todos estão indo. “Mas,” adverte, “é preciso conhecer muito bem seu negócio para seguir seus instintos.” Quando todos estao vendendo, talvez aquele é mais melhor momento para comprar. “Mas você sabe melhor se o que está fazendo é o correto.”
#5: Ter as melhores pessoas ao seu redor, mas não confiar nelas. Como muitos de nós, o Trump sempre acreditou na máxima: “Tenha as melhores pessoas e confie nelas”. Agora, diz ele, seleciona as melhores pessoas para trabalhar com ele, porém não confia nelas. Ou seja, não esquecer de manter o controle sobre seu negócio. “Preste atenção,” Trump recomenda. “Se o respeitam, ou o temem mesmo, não o roubarão às cegas.”
#6: Reconhecer quando você perde o momento. Às vezes nós podemos todos perder o momento. Se essa vez vier, você necessita saber sobre ele. “Se você o perde, você pode perder tudo,” adverte. Como você pode evitar esta armadilha? Recomenda simplesmente “mantenha o foco”.
#7: Ter sempre um acordo “pré-nupcial”. O Trump adverte seriamente que as “empresas podem ser destruídas por esta.” Esta dica vale para ele mesmo que passou por um divórcio milionário. Trump citou também Paul McCartney como um caso recente. Trump recomenda “proteja seu negócio” porque “58% das uniões terminam no divórcio. É feio, mas você necessita um. Para ser um vencedor, você tem que pensar como um vencedor.”
Pode-se até não concordar com Donald Trump, porém é realidade que o mundo dos negócios é um mundo difícil e competitivo, cheio de armadilhas para todos os candidatos a empreendedores. Neste sentido seus conselhos são valiosos. Mesmo não concordando com esta “filosofia Trump”, lembrem-se que ele é um bilionário, que já esteve perto da falência algumas vezes, e hoje é um dos empreendedores mais bem sucedidos.
No caso destas dicas, use aquelas que lhe são mais úteis.
..............................................................................................................


Sobre o autor do blog (com) gestão (este texto está no link de visualização de perfil do site)
1) "Meu nome é Andrei Lima. Tenho tenho 32 anos de idade, quase casado. Sou consultor terceirizado do Sebrae em Goiás, onde atuo no atendimento do Balcão, buscando solucionar as demandas na áreas de abertura de empresa, crédito, administração de pequenas empresas e associativismo. Além disso, já participei de projetos como Desafio Sebrae e Goiás Adentro."
2) Clique aqui para ir direto ao site e na foto para saber mais do perfil do Andrei Lima. Mais uma vez quero dizer aos leitores que não conheço o Andrei e sequer fiz contato com ele. Quando destaco um blog ou site é porque gostei dele. Fico constrangido se alguém pensar que focalizo com destaque este ou aqule blog para receber "contra-partida" de visita ou citação. Desta vez pretendo nem avisar ao Andrei.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Homem de Ferro na Oficina?

Este post é mais para prestigiar o blog do Crow Angel - Destruidores do Universo. Cada vez que vou lá fica mais difícil de sair. Visita obrigatória para quem é amante do cinema. Confesso meu encantamento. Baixei, de lá, o trailer do filme sensação do momento - "O Homem de Ferro" - assistam e depois visitem o blog do jovem Crow para conhecer mais detalhes.
.

..

.......................................................................................................................................

terça-feira, 29 de abril de 2008

Dia 30 de abril no seu contexto histórico.

30 de Abril é o 120º dia do ano no calendário gregoriano (121º em anos bissextos). Faltam 245 para acabar o ano.
................................
Fatos históricos do dia 30 de abril (Portal Terra)
Destaque: Fim da Guerra do Vietnã

Em 1975, quando se completa a retirada norte-americana, o regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Até que, no dia 30 de abril, os comunistas tomam a cidade de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã. Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh.

1531 - O português Martín Alonso de Souza desembarca no lugar que, mais tarde, seria a cidade do Rio de Janeiro.

1789 - George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1870 - O novo regime francês, uma espécie de monarquia parlamentar, não o impedediu Napoleão de recorrer à repressão: sob o pretexto de controlar supostos "complôs", o governo manda prender e processar todos os integrantes da Internacional na França.

1803 - Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 80 milhões de francos.

1897 - O físico britânico Joseph John Thompson anuncia o descobrimento do elétron, partícula elemental do átomo.

1900 - O governo norte-americano outorga às ilhas do Hawaí o estatuto de território vinculado aos Estados Unidos.

1896 - O Senado argentino celebra sua primeira sessão no prédio especialmente construído para abrigar a instituição.

1932 - Com a abertura do ano letivo, a Faculdade de Direito do largo São Francisco, em São Paulo (Brasil), iniciou o tradicional trote: o cortejo de alunos ridicularizava vários líderes do tenentismo que apoiavam Getúlio Vargas. O povo gostou do que viu e engrossou o cortejo, transformando-o em manifestação política.

1939 - A Exposição Universal é inaugurada em Nova York.

1948 - É fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) na IX Conferência Interamericana, realizada em Bogotá (Colômbia).

1975 - O regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Os comunistas tomam Saigon em 30 de abril de 1975, pondo fim à Guerra do Vietnã.

2001 - O primeiro turista espacial da história, o milionário norte-americano Dennis Tito, chega à Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz TM-32.

*************************************

(Mundo Português) - Especialmente para os visitantes de lingua portuguesa.

1901 - O médico português Miguel Bombarda cria a Junta Liberal Republicana.

1919 - Morre o arquitecto Miguel Ventura Terra, autor da remodelação do Palácio de São Bento, da Igreja dos Anjos e de vários projectos distinguidos com o Prémio Valmor.

1939 - Holocausto. O governo nazi de Adolf Hitler determina a nulidade de todos os contratos de arrendamento ou de propriedade habitacional dos judeus alemães e procede ao seu realojamento em "campos de trabalho".

1940 - Holocausto. É fechado o gueto de Lodz, na Polónia.

1945 - II Guerra Mundial. Adolf Hitler suicida-se, em Berlim.

1953 - Morre o maestro Raul Ferrão, autor de "Abril em Portugal".

1970 - O presidente dos EUA Richard Nixon comunica ao país a entrada de tropas norte-americanas no Camboja.

1974 - O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, chega ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, depois de 14 anos de exílio, no Leste.

.1976 - São aprovados os Estatutos Provisórios Político-Administrativos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

1979 - O cargueiro Asdod torna-se no primeiro navio israelita a passar o Canal do Suez.

1985 - Angola torna-se o sexagésimo sexto país a aderir e assinar a convenção de Lomé, pacto entre a Comunidade Europeia e os países mais pobres do mundo.

1986 - A URSS alude pela primeira vez a hospitalização de 197 pessoas, depois do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido quatro dias antes.

1989 - Morre o cineasta italiano Sérgio Leone, 60 anos, realizador de "Era Uma Vez na América".

1991 - Começam conversações sobre o futuro da Irlanda do Norte, as primeiras desde 1973, depois de dez anos de guerrilha.

2004 - O programa 60 minutos da CBS revela as primeiras fotografias de prisioneiros de Abu Grhaib, no Iraque.

2007 - É inaugurado o primeiro troço do Metro Sul do Tejo, ligando Corroios, no Seixal, à Cova da Piedade, em Almada.

Eventos históricos (Wikipédia)

313 - Licínio unifica sob seu comando todo o Império Romano do Oriente.
1803 - Os Estados Unidos compram da França, por US$15 milhões, a Luisiana.
1854 - Inauguração da primeira ferrovia do Brasil em Petrópolis, Rio de Janeiro.
1900 - O Havaí torna-se território dos Estados Unidos da América.
1948 - Criação da OEA com a assinatura da Carta da Organização dos Estados Americanos, em Bogotá, Colombia
1975 - Fim da Guerra do Vietnã, com ocupação de Saigon pelos Vietcong e exército norte-vietnamita.
1977 - As Mães da Praça de Maio iniciam sua primera marcha em frente à Casa Rosada.
1981 - Atentado frustrado contra o Pavilhão Riocentro, onde era realizado um show em homenagem ao dia do trabalhador

Nascimentos
1651 - Jean-Baptiste de la Salle, francês, padre e reformador da educação em França, santo católico
1777 - Carl Friedrich Gauss, matemático e astrónomo alemão (m. 1855)
1839 - Floriano Vieira Peixoto, Presidente do Brasil (m. 1895)
1883 - Jaroslav Hašek, escritor checo
1893 - Joachim von Ribbentrop, diplomata alemão e ministro dos negócios estrangeiros nazi entre 1938 e 1945 (m. 1946)
1897 - Humberto Mauro, cineasta considerado o Pai do Cinema Brasileiro (m. 1983)
1914 - Carlos Lacerda, jornalista, escritor e político brasileiro e Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro
1933 - Willie Nelson, cantor estadunidense
1973 - Akon, cantor de R&B e Hip Hop senegalês.
1982 - Kirsten Dunst, atriz norte-americana.
1883 - Édouard Manet, pintor impressionista francês (n. 1832).
1945 - Adolf Hitler, ditador alemão (suicídio) e Eva Braun, esposa de Adolf Hitler (suicídio)
Joseph Goebbels, ministro da propaganda do III Reich e Família Goebbels, família de Joseph Goebbels.
1989 - Sergio Leone, cineasta italiano (n. 1929)
2001 - Maria Clara Machado, dramaturga brasileira (n. 1921)
2007 - Octavio Frias de Oliveira, publisher do jornal Folha de São Paulo. (n. 1912)

Feriados e eventos cíclicos
Dia do Ferroviário (Brasil)- Criado pela Lei Federal 2.061 de 13/4/1953.
Dia Nacional da Mulher (Brasil).
Véspera de Bealtaine (Do irlândes Bealtaine ou do escocês gaulês). Originalmente um feriado druida depois celta (Irlanda).
.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

O "Fenômeno" pisou na bola...


Não irei, aqui no blog, alimentar o teor sensacionalista do noticiário sobre este caso, digno dos mais tradicionais tablóides de escândalo da Inglaterra, a respeito do Ronaldo "Fenômeno" e dos travestis no motel do Rio de Janeiro.
Procurando o foco no tema central do blog, peço a atenção dos leitores para uma circunstância que devo ressaltar neste "affaire". Falo da falta de cuidado deste ídolo com a administração da sua própria imagem. Isto deve ser motivo de reflexão, para nós da Oficina de Gerência, neste episódio lamentável para os milhões de fãs, principalmente crianças, no mundo inteiro, que veneram Ronaldo como ícone e exemplo.
No mundo corporativo, guardadas as proporções, se dá o mesmo. Quem está nas raias das corridas profissionais em busca do sucesso, deve cultivar e administrar com competência a própria imagem ou auto-imagem como preferem alguns expertos. Por menor que seja o cargo ou a função que esteja ocupando e principalmente quando não está exercendo nenhuma, existe uma "imagem pessoal" que vai sendo construída ao longo da carreira de qualquer um que "habite" o ambiente das empresas. E nas nossas vidas privadas, também.
O que nós chamamos de imagem é muito mais do que a aparência pessoal ou uma foto que se torne pública. É todo o conjunto de valores, atitudes, comportamentos que cercam as pessoas em função do trabalho, da competência, do sucesso e/ou da sua vida pessoal. Já falei aqui sobre o conceito existente na Antiga Roma e ainda hoje válido e atual, a "Dignitas" (aqui em inglês). Somos nós mesmo que temos de cuidar da nossa imagem, da nossa Dignitas.
O que fez o Ronaldo? Permitiu, com seu comportamento e sua atitude, que a imagem, preservada com cuidado e muitos milhões de euros fosse profundamente maculada. Há muito tempo Ronaldo deixou de ser - publicamente - uma pessoa comum. Ele é uma marca. Valiosíssima, por sinal. Mesmo agora, em visível fase de decadência como atleta. E ele pisoteou e jogou no lixo toda essa... "construção".
Que sirva de mau exemplo, não a atitude pessoal do Ronaldo (ninguém pode fazer esse tipo de juízo), mas a falta de responsabilidade com sua própria imagem, com aqueles que dependem dela como profissionais, com a equipe que a administra, com as crianças do mundo inteiro - ele é embaixador da UNESCO - e principalmente com seus patrocinadores.
O preço a ser pago será muito alto mesmo que ele conte com a simpatia da mídia, como já ficou demonstrado. Lembro aqui o caso - muito semelhante - do ator Hugh Grant e da prostituta Divine Brown, em Los Angeles (1995). Depois daquele episódio além de encerrar a relação "pop star" com sua namorada, a atriz Liz Hurley, a carreira do ator, que estava em franca ascenção, nunca mais foi a mesma. Outro fato, recente, ocorreu com o presidente da FIA, Max Mosley que chegou ao ponto de ser considerado "persona non grata" pelas autoridades do Bahrein, no grande prêmio da fórmula um, disputada recentemente naquele país. Foi convidado, formalmente, a não pisar no país. Seria o mesmo que considerar o presidente da CBF como impedido de freqüentar o Maracanã. É a humilhação máxima.
Portanto, senhores habitantes do mundo corporativo, cuidem das suas boas imagens e Dignitas. São produtos de longa e permanente construção e de muitos sacrifícios pessoais, mas frágeis quando atingidos pela vergonha pública e pelo constrangimento.
Coloquei abaixo, para ilustrar o "estrago" produzido na imagem e na marca "Ronaldo Fenômeno" algumas fotos de sites (inclusive argentinos, italianos e espanhois) que trouxeram a notícia e dois vídeos de jornais da Rede Globo de Televisão que noticiaram, ontem e hoje, o triste episódio na vida deste (ainda) ídolo do esporte brasileiro. Esperamos, todos que o admiramos, que consiga "sobreviver" com integridade ao furacão que apenas começou na sua vida atual.
.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

.........................

....
.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Como lidar com chefes novos?

Max Gehringer escreve, todas as semanas, uma coluna para a Revista Época intitulada "Nossa Carreira" (veja imagem abaixo). De vez em quando aparece um assunto com abordagem nova- como este que destaquei - e trago para o conhecimento dos leitores do blog. Pode até parecer redundância estar, aqui, reproduzindo páginas de revistas ou artigos de jornais, mas considero que é um número muito pequeno de pessoas que têm acesso a essa informação. Seja porque não compra a revista ou jornal, ou não os assina e muitas vezes não teve tempo de ler e sequer folhear.
Como sou um admirador do Max Gehringer (porque o cara realmente entende do riscado) procuro não deixar passar nada dele, sem criar um post para dividir os ensinamentos deste grande mestre.
O assunto que ele nos traz, dividido em quatro perguntas e respostas versa sobre as relações dos empregados com suas chefias. Tem coisas muito interessantes. Confira.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
PALAVRA DA SEMANA: MANCADA.
"Em latim, mancus era quem não tinha a mão (manus), sentido conservado no idioma castelhano. Em português, por motivos obscuros, virou sinônimo de deficiência no pé ou na perna. Com o tempo, o sentide original se transformou em "falta): Por isso, "dar uma mancadà) é faltar com uma obrigação) deixar de cumprir uma promessa, ou meter os pés pelas mãos."
.
Como lidar com chefes novos?
.
* "Novos gestores foram contratados pela empresa em que trabalho. A palavra utilizada pela direção foi "oxigenação". Esses gestores já entraram criticando tudo o que era feito, e só falam em mudanças, sem perguntar se temos sugestões ou opiniões. Como convencê-Ios de que somos mais qualificados do que eles pensam?" - Sandra
"Em primeiro lugar, Sandra, respire fundo. Tanto para se oxigenar quanto para não tomar atitudes impulsivas. Nesse período de confrontação inicial de pontos de vista, o mais importante será você conseguir a confiança dos novos gestores. Isso levará entre três e seis meses. A partir daí, as opiniões daqueles que aderiram à nova gestão passarão a ser ouvidas. É claro que nem tudo o que vinha sendo feito antes estava errado, mas propostas novas também podem ser salutares. Portanto, temporariamente, exercite sua paciência."

* "Fiqúei 17 anos numa empresa que quebrou há quatro meses. Apesar dos sinais em contrário, a direção afirmava que tudo estava sob controle, e nós acreditamos. Estou, além de deprimido, me sentindo meio burro por não ter percebido as coisas com clareza." - Luiz R.
"Não há nada que você possa fazer para ressuscitar sua ex-empresa, mas sua situação pode servir de alerta. Quando uma empresa começa a perder mercado, conceder grandes descontos para conseguir vender produtos ou serviços, atrasar pagamentos e deixar de recolher impostos, não há dúvidas de que ela está pendurada pela falangeta na borda do abismo. Porém, há empresas que, por otimismo ou leviandade, insistem que tudo isso é apenas uma situação passageira. Uma sugestão é sempre verificar, por meio da Caixa Econômica Federal, se os depósitos do FGTS estão sendo regularmente feitos. Quando a empresa deixa de fazer o recolhimento, é porque o fim está próximo."

* "Uma empresa pode eliminar um candidato a emprego porque ele tem o nome sujo na Serasa ou no SPC?" - Leonel .
"Não. A Lei nQ 9.029 proíbe a discriminação, no acesso a empregos, pela situação familiar (o que inclui a situação financeira). A Convenção n2 111 da OIT, da qual o Brasil é signatário, também impede essa prática discriminatória. A Serasa e o SPC são órgãos criados para auxiliar instituições financeiras na concessão de empréstimos, e não para barrar candidatos a emprego. O problema é que empresas que usam o cadastro para eliminar candidatos jamais dizem abertamente que esse foi o motivo da rejeição, impedindo que os prejudicados possam mover processos por discriminação."

* "Sou gerente de vendas, e meu diretor insiste que devo dar expediente das 7 às 20 horas, como bom exemplo para meus subordinados. Isso tem respaldo legal?" - Roberto
"Não. Se você não está sujeito a qualquer controle de presença ou de horário, a empresa entende que você ocupa um cargo de confiança. Por um lado, você não recebe horas extras. Por outro lado, a empresa não pode fixar sua jornada, determinando horários de entrada e saída. Um dos fatores que caracterizam um cargo de confiança é o amplo poder de decisão. Se você não pode decidir o próprio horário, seu diretor está interpretando a lei de modo unilateral."

A "vitima" da empresa - Max Gehringer/Fantástico

Mais um vídeo da série "Emprego de A a Z", com Max Gehringer, que a Rede Globo exibe regularmente no programa Fantástico. O tema deste é "a vítima do seu próprio emprego". Quem não conhece alguém, um colega que vive se queixando do trabalho, do chefe, da vida? Vejam como o "mestre" Gehringer aborda o assunto.
Para assistir os outros vídeos do Max Geringer no Fantásctico e já publicados no blog é só clicar no link a seguir: Vídeo Max Gehringer/Fantástico .
.
..

O dia 29 de abril na História.

Ainda em fase de experiência estou postando, pela segunda vez, os destaque do dia de hoje. A pretensão é que o blog seja "aberto" diariamente com um post sobre os eventos históricos relacionados ao dia presente. Na verdade faço uma "edição" dos itens que estão colocados nos sites Wikipédia e Portal Terra. Deleto aqueles que julgo sem interesse para o leitor e deixo os restantes. Quem tiver interesse de vê-los, na íntegra, é só clicar nos links que estão indicados. .
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


29 de Abril é o 119º dia do ano no calendário gregoriano (120º em anos bissextos). Faltam 246 para acabar o ano.
.
Fatos históricos do dia 29 de abril (do Portal Terra)
Destaque: Morte de Hitchcock
O mestre do cinema de suspense nasceu no dia 13 de agosto de 1899 na Inglaterra e morreu aos 81 anos de idade, em Los Angeles. Entre suas obras, estão clássicos como Festim Diabólico (1948), Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960).
1770 - A Austrália é descoberta pelo capitão James Cook
1914 - Nasce o compositor Dorival Caymmi.
1942 - II Guerra Mundial: Encontro de Hitler e Mussolini no palácio de Klessheim.
1946 - Começa em Tóquio o processo contra 28 dos dirigentes que atuaram durante a II Guerra Mundial.
1954 - Os Estados Unidos se negam a dar ajuda militar à França na Indochina.
1975 - Acaba a Guerra do Vietnã.
1980 - Morre Alfred Hitchcock, mestre britânico do cinema de suspense.
1983 - A Junta Militar que governa a Argentina dá por mortos todos os desaparecidos na "guerra suja".
1992 - Quatro dias de distúrbios raciais em Los Angeles e outras cidades norte-americanas terminam com 58 mortos, 200 feridos graves e danos materiais avaliados em milhares de dólares.
1997 - Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam.
Eventos históricos (da Wikipedia)
1851 - Realizada a primeira viagem experimental com uma locomotiva elétrica. O teste foi feito em Washington.
1938 - Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.
1945 - Segunda Guerra Mundial: A wehrmacht rende-se incondicionalmente aos aliados em Itália.
................ Casamento do ditador austríaco
Adolf Hitler com sua amante, Eva Braun.
1970 - Guerra do Vietnam: Forças norte-americanas e sul-vietnamitas entram no Cambodja em perseguição aos vietcong.
1988 - Glasnost: O líder soviético Mikhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa.

Nascimentos
1854 - Henri Poincaré, matemático francês (m 1912)
1863 - William Randolph Hearst, editor estadounidense (m. 1951)
1899 - Duke Ellington, pianista de jazz e líder de banda estadounidense (m. 1974)
1901 - Hirohito, Imperador do Japão (m. 1989)
1947 - Olavo de Carvalho, filósofo, livre-pensador e jornalista brasileiro.
1954 - Jerry Seinfeld, comediante, ator, produtor estadunidense.
Andre Agassi, tenista dos Estados Unidos da América

Falecimentos
1980 - Alfred Hitchcock, cineasta inglês (n. 1899)
1991 - Gonzaguinha, cantor e compositor (n. 1946)
2006 - John Kenneth Galbraith, economista estado-unidense (n. 1908)
2007 - Octavio Frias, editor do jornal Folha de S. Paulo (n. 1912)

Feriados e eventos cíclicos
Dia Internacional da Dança
.
<:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:<:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:><:>><:><:>