19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

16 de fevereiro - Hoje na Historia (Today in History) - Invasores holandeses entram em Olinda (1630); Estação da Luz é inaugurada em São Paulo (1867); Fidel Castro assume formalmente o poder em Cuba (1959).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlF5NFZegPdIgXobuq82rw3wXU9PH3XUYJ57GO_CHzzeaeSQB9TBltO0hbJ2ndgeLBWmKL5CrlqsF3nMRbL_r-3Ym16310WjkZhDa_5CLOCNTSQRj6h2XK3W91pfUVdY6Yk-W1-ExxUpwc/s1600/TODAY+IN+HISTORY.bmp 

16 de fevereiro

Today in History" é a série que a Associated Press* criou no YouTube para lembrar a cada dia os fatos históricos mais destacados (sob o ponto de vista deles) que aconteceram na data.
Nos links abaixo estão as tags que a Oficina de Gerencia mantem ativos sobre os eventos da História. Clique sobre eles e dê um belo passeio pelo conhecimento e pela cultura.



Leia, abaixo, os eventos registrados no vídeo:
Ficheiro:American Civil War Montage.jpg
  • Vitória das forças da União em Fort Donelson (1862) - Na Guerra da Secessão nos EUA o governo de Abraham Lincoln (União) decidiu primeiramente remover a ameaça confederada nos Estados de Kentucky e Missouri, ambos Estados da União, mas com uma considerável parcela da população apoiando os confederados. Para isto, a União atacou os fortes de Fort Henry, no Rio Tennessee, e o Fort Donelson, no Rio Cumberland. Ambos os ataques nortistas foram liderados pelo General Ulysses S. Grant. Grant conquistou facilmente Fort Henry em 6 de fevereiro de 1862, na Batalha de Fort Henry. Na Batalha de Fort Donelson, Grant possuía grande superioridade numérica sobre as forças confederadas. O General confederado, Simon Bolivar Buckner, pediu por "termos aceitáveis de rendição" - Buckner anteriormente era um amigo de Grant, inclusive tendo emprestado dinheiro a Grant em 1854 - mas Grant respondeu que "apenas a rendição completa e incondicional das tropas confederadas seria aceita". Buckner rendeu-se em 16 de fevereiro, e cerca de 13 mil soldados confederados foram capturados. (texto extraido do site Perguntas e Respostas  Yahoo) 
  • Em fevereiro de 2002 Noble, um vilarejo de apenas 300 habitantes no Estado americano da Geórgia viveu um pesadelo coletivo macabro. Como nos filmes de terror, o drama foi aparecendo aos poucos. Na sexta-feira 15, uma mulher que passeava numa floresta da região encontrou ossos humanos espalhados pelo chão. A polícia foi avisada, e a extensão do horror começou a ser revelada. Os policiais descobriram mais de trinta cadáveres enterrados em valas improvisadas. A suspeita recaiu logo sobre o Crematório Tri-State, administrado por um jovem de 28 anos chamado Brent Marsh. Com a ajuda de sensores, foram localizadas mais quatro valas, onde outras dezenas de corpos foram enterrados e empilhados como sacos de areia. Marsh confessou. Sua explicação deixou os policiais chocados com a banalidade do mal. Para poupar na conta de energia e por não ter dinheiro para mandar consertar o forno do crematório, ele passou a enterrar os mortos ao invés de cremá-los.  
  • 1968 - O serviço de emergência dos EUA, o 911, é inaugurado em Haleyville, Alabama. 
  •  A NHL cancelou o restante da temporada na quarta-feira após uma série de ofertas de última vala foram rejeitadas no último dia de negociações. Os jogadores têm sido bloqueada devido a uma disputa teto salarial desde a temporada estava programada para começar em outubro. A NHL agora se torna a primeira grande liga esportiva profissional na América do Norte a perder toda uma temporada de um litígio trabalhista.
 

[clique sobre o logotipo e veja a lista completa de eventos na Wikipédia para este dia]

16 de fevereiro é o 47º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 318 para acabar o ano (319 em anos bissextos).

Eventos históricos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNjCOytYVFJKHsOirWawrHxrDmApkdaTbbzUq7VUnRulSseNJ_rhBs3XsbpoUymlj1j1PJo5307xDDm4SnS7MbJw-O_n9Rs3JOatVkG-WrVmqgt0tJPFX6Xh33_2IETvk1ANMx-2rwWJc/s400/invasao+holandesa+em+olinda+1630.jpg
Imagem extraida do blog Imagens Historicas
http://api.ning.com/files/A1jryGkWTTvwiS5DnyBEyNip8rZnInvxj6FJE88NWgvf9tkrGuB6bQrSgvabGc8KQDXugSdVYWToVzG-IV2puBlbg0M-KFD1/tutfourno.jpg

Nascimentos

Falecimentos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuT1VpgekUn9HCAObMlyAoDjb9DkxFma_B2g9wc5Acnv-7VxCOkDIkwg2RlQjrHCDYqICVsTfEdYn2DevLCJzfly4hHh4WJDOr_HvHHxT7muaVzi6l7Usk7HsXmTgP59urpy6JSgySSjo/s400/janio2.jpg

Feriados e eventos cíclicos

  • 1906 - São apreendidos, em Lisboa, os jornais "A Paródia", "Novidades" e "O Liberal", por criticas ao Governo. 
  • 1910 - Fundação do Estádio de Old Trafford, sede do Manchester United, time de maior torcida no mundo.
  • 1918 - Primeira Guerra Mundial: Turcos incendeiam a biblioteca de Bagdá. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.