19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

União mineira



Eleições 2008

"É uma costura difícil, mas as conversas entre Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel para achar um nome de união para a disputa da prefeitura de Belo Horizonte têm desembocado em Márcio Lacerda, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Lacerda tem a vantagem, nesse caso, de não ser filiado nem ao PT nem ao PSDB. Ele é do PSB."

Esta nota saiu publicada na Veja desta semana, na seção "Radar". Estou fazendo referência a ela no blog porque considero dever de justiça dar um testemunho positivo sobre um homem público quando surge a oportunidade. Refiro-me ao Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dr. Márcio Lacerda
Trabalhei com Márcio Lacerda nos anos de 2003 e 2004. Eu, na função de Diretor da Codevasf, e ele, no cargo de Secretário Executivo (entenda como "vice-ministro") do Ministério da Integração Nacional ao qual a "minha" empresa era vinculada.
Nos meus vários anos - aproximadamente doze - como diretor da CODEVASF trabalhei com muitos ministros e secretários executivos. Tenho, pelo menos, os chamados "anos de janela" para afirmar que Márcio Lacerda foi, de longe, o melhor executivo de todos que conheci e com quem trabalhei. E muitos deles tinham fala e "pedigree".
Ele foi tremendamente injustiçado quando o envolveram no caso do mensalão em Minas Gerais e o então Ministro Ciro Gomes - contrariado - viu-se obrigado a atender ao pedido do próprio Lacerda e abrir mão do seu trabalho no ministério. Posteriormente foi totalmente inocentado das suspeitas (na verdade quem o conhecia nunca teve dúvidas), mas não voltou ao cargo. Foi uma lástima porque o ministério após a sua saída perdeu (muita) qualidade. O ex-ministro Ciro Gomes que o diga.
Vou logo avisando que não sou amigo do Márcio Lacerda e sequer mantenho contato com ele. Apenas o conheço e admiro como homem público correto e trabalhador incansável; um líder preparado, carismático e patriota (esta, a característica dele que mais me chamou atenção). Uma "avis rara" na selva da Esplanada dos Ministérios. Não foi à tôa que o Governador Aécio Neves o convocou, no seu segundo governo para compor sua equipe de Secretários de Estado.
Vejo com alegria e certa surpresa que o nome dele está sendo cotado para ser candidato a prefeito de Belo Horizonte com apoio do Governador e do atual Prefeito. Conhecendo um pouco o jeitão do Márcio Lacerda acho difícil que ele aceite apesar do desafio ser quase irrecusável. O apoio é tentador, mas o estilo dele não é, pelo menos não era, de palanque. Não consigo vê-lo fazendo comícios e pedindo votos.
Oxalá eu esteja enganado e a cena política brasileira possa contar com um personagem da qualidade do Márcio Lacerda na próxima campanha. Já estou fazendo figa. Se eleito, não tenho a menor dúvida que será um prefeito histórico para a capital dos mineiros.
.
=======================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.