18 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA - DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO E DIA DO AMIGO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

As primeiras reuniões da sua nova equipe. (1)

"Durante as primeiras reuniões da equipe, não é de estranhar que as pessoas se sintam como se tivessem sido transportadas para a terra de Oz, um lugar completamente diferente daquilo a que estão acostumadas. A maior parte dos membros da equipe estará participando de uma atividade diferente de qualquer coisa que já fizeram, talvez trabalhando com pessoas com quem nunca houvessem trabalhado, e usando métodos que provavelmente nunca haviam usado.
Compreensível e normal que não se sintam totalmente à vontade. Se você e os companheiros de equipe sentem-se constrangidos, desajeitados, ineptos, ou atordoados após as primeiras reuniões, congratulem-se, pior serem normais.
Fiquem certos de que esses sentimentos iniciais de inadequação não influirão no êxito final da equipe. Algumas das equipes de projeto mais bem-sucedidas começaram apresentando todos os sintomas mencionados cima.
As técnicas que a equipe vai usar realmente funcionam. Vocês não são meras cobaias, testando abordagens não comprovadas para melhoria de qualidade e produtividade. Os métodos para solução de problemas descritos neste livro são superiores a qualquer outro existente atualmente.
Esta é uma nova área de melhoria da qualidade. Há muito para aprender, nem você nem seus companheiros de equipe podem pretender ser especialistas em todos os conhecimentos e técnicas que irão usar, mas ida um tem uma contribuição importante para oferecer: sua experiência conhecimentos especializados. Tudo o mais que precisarem saber, poderão aprender juntos.
As reuniões iniciais da equipe são de importância fundamental para estabelecer o tom apropriado: há um trabalho sério a ser feito, mas todos podem passar momentos agradáveis e contribuir para a organização, trabalhando juntos. Isto exige um equilíbrio entre estudar o processo e aprender uns sobre os outros. As diretrizes a seguir deverão ajudá-lo a desenvolver técnicas produtivas de reuniões e a conduzir-se pelas pri­meiras reuniões..." (continua)

.

O texto acima foi copiado do livro "Times da Qualidade - Como Usar Equipes Para Melhorar a Qualidade" de Peter R. Scholtes - Editora Qualitymark. Esta foi e continuará sendo uma das publicações chves da minha carreira de executivo. Não gosto muito dos livros - principalmente americanos - do tipo "receita de bolo". E muito menos de livros que receitaram a "fórmula da qualidade total" - na qual nunca embarquei - como a panacéia da gestão aplicada. Todavia, este livro embora tenha essas duas características, tem também algumas qualidades (raras nesse tipo de publicação). Tem uma linguagem clara e objetiva, apresenta os temas com excelente nível didático e, principalmente, tem algumas seções que são muito práticas para o dia-a-dia dos gerentes ou chefes de equipes.





É uma dessas partes que estou transcrevendo para o blog. Por que? Respondo: porque eu utilizi muito essa técnica para promover reuniões que lhes apresento e com um alto nível de resultados. Mais adiante, no blog, terei oportunidade de abordar o grande problema das reuniões que é tirar as resoluções do papel e concretiza-las. Por ora, vamos ficar só nas reuniões propriamente ditas. Serão três posts, um em cada dia a partir deste. Espero que seja útil a quem usa essa extraordinária e tão vilipendiada ferramenta do gerente, a reunião

_______________________________________

.

(Na sequência do texto, em dois futuros posts, teremos os seguintes tópicos)

.............................. Diretrizes para Reuniões Produtivas

......................a) Regras Gerais e

......................b) Técnicas para Discussões Eficazes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.