20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A Liderança Segundo Maquiavel – (Capítulo 2)

Estátua de Maquiavel na Galería Uffizi


.
(continuação do post A Liderança Segundo Maquiavel – Capítulo 1 ). Clique no link para relembrar.
..........................................................

.......................................
.

A Liderança Segundo Maquiavel – Capítulo 2
(Por Ari Lima)
*
.
......................
.
Cargos conquistados com recursos próprios e qualidades pessoais
..............

"Ao conquistar um cargo de chefia dentro de uma organização, o novo Líder precisa realizar uma série de análises para poder situar-se naquele novo contexto. Em primeiro lugar, é necessário conhecer o histórico de quem conduziu o cargo no passado, e saber diferenciar as ações que obtiveram sucesso daquelas que fracassaram, procurando imitar em seus antecessores as experiências bem sucedidas. “Deve um homem prudente utilizar os caminhos já traçados pelos grandes”.






Também é preciso conhecer bem o perfil individual e coletivo da equipe que irá trabalhar diretamente, “seu exército particular”, e também a cultura daquela organização como um todo. O resultado de seu trabalho e de sua liderança está intimamente relacionado ao poder de influência do líder sobre aquela equipe.






Em geral, um líder novo enfrenta maiores ou menores dificuldades dependendo de suas virtudes e da conjuntura dos aspectos subjetivos do novo cargo, o que Maquiavel costumava chamar de “Sorte”. O Líder que depender menos da Sorte e mais das suas virtudes, terá maiores chances de sucesso.






Um dos principais riscos do novo líder certamente é a introdução de novas regras ao assumir o cargo, pois geralmente ocorrerá uma forte resistência por parte daqueles que se beneficiavam com as normas antigas, assim como será frágil a defesa das novas regras pelos demais colaboradores uma vez que ainda não conhecem e não crêem na eficácia das novas leis." (continua)
.
..........................................
.
________________________________________
.
................................................
. .
Este artigo é o segundo da uma série de cinco, que estarei postando aqui no blog. Os textos estão no site http://www.ogerente.com.br e foram escritos pelo consultor Ari Lima. A cada dia, até sábado, publicarei um deles. Não deixem de ler. A abordagem do professor é muito bem elaborada, procurando aproximar os conceitos de Maquiavel (séculos 15 e 16) para os dias de hoje. E consegue seu objetivo, com raro talento.
.

-----------------------------------------------------
.
* Ari Lima (autor) é empresário, engenheiro civil, escritor, palestrante e consultor de marketing pessoal e gestão de carreira.

* O restante do artigo pode ser lido no site de "O Gerente", acessando o link a seguir: A Liderança Segundo Maquiavel – Capítulo 2 .

* Conheça outros artigos do autor clicando aqui.

_______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.