28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 6 de abril de 2008

O exemplo de Felipe Massa, na Fórmula 1


"A vitória no GP do Bahrein de Fórmula 1 é motivo de alívio para Felipe Massa.
Ele fez questão de deixar claro, na entrevista coletiva logo depois da corrida, que sua principal preocupação era não errar. E apostar na força de sua Ferrari para vencer." (continue a ler a matéria do Estadão, clicando aqui).
.
.
.
.
.
.

"Massa saiu da corrida por falta de aderência na curva
Piloto não considera que tenha errado na curva seis e novamente diz acreditar em melhores dias no próximo GP. Massa lamenta após a saída da corridaSEPANG - O motivo do abandono de
Felipe Massa, da Ferrari, no Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, neste domingo, foi a falta de aderência do carro na saída da curva seis, quando o piloto brasileiro fazia a curva. Ele saltou e o piloto, na queda após o salto, não tinha como fazer a curva seguinte, indo atolar na caixa de areia." (Clique aqui para ler a íntegra da matéria)
.
*******************************************************
.
Embora satisfeito (e muito) com a vitória de Felipe Massa na corrida de Formula 1 realizada hoje, em Bahrein, o que quero destacar neste post é a reação psicológica do piloto brasileiro entre a sua derrota na corrida anterior - na Malásia - e a vitória de hoje. Veja as fotos entre os dois momentos e se interessar, leia as matérias nos links indicados.
Qual o destaque especial, se a vida dos pilotos é essa mesmo? Vítórias, derrotas, erros, pressões... Ganham numa corrida, perdem na outra e vida que segue...
..... O que poucos sabem - exceto os aficcionados da velocidade - é que Felipe Massa teve a sua competência fortemente contestada, no mundo corporativo da Formula 1 por conta do erro cometido na Malásia que o retirou da prova quando estava na segunda posição.
..... As mídias especializadas do mundo inteiro noticiaram que ele era um "piloto perdedor" (pecado mortal para estes jovens que arriscam suas vidas para diversão de multidões) e que seu contrato com a Ferrari não seria renovado. Aqui mesmo no Brasil, as "viúvas" de Ayrton Senna e Nelson Piquet já trataram de o comparar ao Rubens Barrichelo (considerado o modelo de um piloto sem "punch" de vencedor). Ou seja, o jovem Massa nas duas últimas semanas, foi colocado no "inferno astral".
..... Não tivesse a têmpera de um vencedor, o piloto brasileiro, certamente teria sucumbido às pressões. No mundo corporativo em que ele opera, a competência profissional e a coragem pessoal são conceitos sagrados. O conjunto que compõe a "dignitas" (conceito da Antiga Roma) de cada um deles. É um mundo onde as disputas de egos estão sempre prevalecendo e isso é uma regra do jogo.
..... Assim, quero destacar essa capacidade de superação do Felipe Massa que o manteve confiante quando todos, à sua volta, começavam a duvidar dele. Lembra-me um trecho do clássico poema "Se" ("If") de Rudyard Kipling onde ele diz: "Se és capaz de manter a tua calma quando todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;Se és capaz de crer em ti quando estão todos duvidando, e para esses no entanto achar uma desculpa;"
..... A vitória de hoje, de ponta a ponta, não deixou margem a dúvidas. O brasileiro está no panteão dos vencedores e principalmente, mostrou-se um Homem, tal como cantam os poetas e filósofos.
..... No "nosso mundo corporativo", das disputas por cargos, prestígio e poder, também se repetem as mesmas circunstâncias. Somos postos à prova a qualquer momento; duvidam da nossa competência por qualquer falha pontual e ameaçam "romper nosso contrato" se não conquistamos "vitórias" freqüentes.
..... Quantos de nós podemos - e às vezes faltam até as oportunidades - "estufar o peito" e mostrar que somos vencedores? Mostrar que sabemos superar as desconfianças que recaiam, eventualmente, sobre nós? Não conheço estatísticas sobre isso, mas não são muitos, infelizmente.
..... Baseado na minha experiência estou convicto que só existem duas formas para se atingir a superação: a auto-confiança, advinda do conhecimento e do preparo profissional e a capacidade de trabalho, oriunda da disciplina e da determinação.
..... Parece subjetivo? E é mesmo! Mas esta, talvez, seja a máxima competência de qualquer profissional: a capacidade de conhecer, entender, conviver e manejar com os valores subjetivos que cercam a vida de cada um de nós.
.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia um pouco mais sobre Felipe Massa nos links abaixo:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.