01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Hoje, 20 de agosto, é o Dia do Maçon, no Brasil

(Clique sobre a imagem)
.
Uma série de festividades e eventos estão ocorrendo hoje, em todo o Brasil, para comemorar o Dia do Maçon. O Senado da República - por iniciativa dos senadores Mozarildo Cavalcante e Efraim Moraes, ambos maçons - homenageou a Ordem, em Sessão Especial. Estive lá, no plenário do Senado. Todas as grandes luzes da maçonaria brasileira (é assim que chamamos as autoridades maçônicas) estavam presentes. As três grandes Potências da maçonaria brasileira se fizeram presentes no evento onde a Ordem foi enaltecida por belos discursos, a começar pelo do senador, autor do requerimento que originou a sessão, o Irmão Mozarildo Cavalcante.
Quem tiver interesse em conhecer um pouco sobre a maçonaria sugiro que pesquise no Google. Há uma farta coleção de links e imagens que podem auxiliar os curiosos.
Atualmente a maçonaria não precisa ficar escondida e nem os seus membros - que se conhecem e se tratam como irmãos - vivendo com suas identidades em segredo. Antigamente os maçons foram muito perseguidos pela Igreja Católica e por vários governos. Muitos foram queimados nas fogueiras da intolerância da Inquisição.
A história das grandes mudanças históricas sempre tiveram a participação de maçons e da maçonaria. Clique aqui para conhecer uma lista de maçons ilustres ao longo da história do Brasil e da humanidade. Tenho certeza que você vai se surpreender.
Publico abaixo uma fração da lista, com nomes iniciados pelas letras de "G a J" apenas para aguçar a curiosidade do visitantes.
.
Gago Coutinho - Aviador
George Washington - Primeiro presidente dos Estados Unidos.
Giuseppe Garibaldi - Revolucionário italiano.
Gomes Freire de Andrade Grão-Mestre do GOL
Germano Rigotto ex-governador do estado do Rio Grande do Sul.
Harry Houdini - Mágico ilusionista - Inventor do "escapismo".
Isaac Newton - alquimista e notório físico
Irineu Evangelista de Souza (Barão e Visconde de Mauá)
Jaime Wright - Pastor presbiteriano, defensor dos Direitos Humanos no Brasil.
Johann Wolfgang von Goethe - Escritor alemão
José de San Martín - General argentino
José Bonifácio - Cientista e político brasileiro.
José Martí - Mártir cubano, iniciado em 1871 no Grande Oriente Lusitano.
José da Silva Carvalho - Obreiro da Revolução de 1820 e ministro de D. João VI, de D. Pedro IV e de D.ª Maria II; foi Grão-Mestre.
Johann Sebastian Bach - Músico e compositor Erudito.
José Relvas - Proclamou a República Portuguesa a 5 de Outubro de 1910
Jânio Quadros - Ex-Presidente do Brasil
John Stuart Mill- pensador inglês
Joseph Smith - Percursor do Mormonismo
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.