02 DE ABRIL DE 2025 || 4ª FEIRA ||| DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO |||

Bem vindo

Bem vindo

O que é autismo? O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e no comportamento. Pessoas autistas podem também apresentar alterações sensoriais, respondendo de maneira diferenciada aos estímulos recebidos do ambiente. Apesar de ser um transtorno permanente, sem cura, é cientificamente comprovado que a intervenção precoce intensiva e baseada em evidência pode alterar o prognóstico e suavizar essas características. Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a denominação oficial, a partir da mudança na Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial da Saúde - o padrão global para informações de diagnóstico de saúde. Em vigor desde janeiro de 2022, a CID 11 passou a englobar como TEA todos os transtornos e síndromes relacionadas. Embora seja bem amplo, o autismo tem uma escala definida de avaliação baseada no nível de dependência da pessoa e da intensidade das características, sendo dividido em nível 1, nível 2 e nível 3. Essa classificação está definida na última edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

As férias do chefe (Dri Naves)

Trago-lhes mais um texto da Adriana (Dri) Naves, do Business Woman Blog. Como sempre, um assunto oportuno, dirigido (principalmente) ao público feminino das corporações e com muito bom humor e elegancia, marcas da autora.

Dicas de comportamento são o ponto forte dos artigos da Dri Naves e neste, ela dá algumas, bem oportunas, sobre o que deve fazer um funcionário que vai responder pela chefia, quando o chefe titular sai de férias. Situação muito comum nesse período de final de ano.

Eu mesmo já passei por esta circunstância muitas vezes e tive, nos ultimos anos que substituir o presidente da empresa onde trabalhava. Tudo que a Adriana diz no texto abaixo é verdadeiro e ainda tem mais outros pequenos detalhes que vou deixar para explorar depois, em novo artigo, pois o tema não se esgota aqui, obviamente.

Não deixem de ler o texto - curto (Ah! Que inveja desse pessoal que sabe dizer muito escrevendo pouco...) e cheio de verdades.

Aproveitem para visitar o blog da Adriana Naves clicando no logotipo que coloquei no início do post. Com certeza, como eu, quem não o conhece vai se apaixonar e coloca-lo como destaque no seu próprio blog.



businesswomanblog002
.
AS FÉRIAS DO CHEFE




"Seu chefe saiu de férias. Já sei que a primeira coisa que se passou pela sua cabeça foi:
  • “ufaaaaaaaaaaaaaaa! Terei uns dias de sossego!”
E sim, é a mais pura verdade. As férias do chefe são tão preciosas qto as nossas. Temos só que ficar espertas com algumas armadilhas:

1. Não amolecer
2. Saber correr riscos
3. Administrar impasses

O “não amolecer” vc já sabe. A gente pega mesmo mais leve na ausência do chefe. É válido e pertinente. Vc só não pode deixar tudo pra última hora, pois é bem provável que surjam imprevistos e correrias desnecessárias.

Nas férias do chefe o mercado continua quente e podem surgir oportunidades e decisões que não podem esperar pelo retorno do seu superior. Não tenha medo e ouse. Calcule os riscos e tome as decisões por ele. Consulte os pares do seu chefe ou recorra ao próximo nível hierárquico, documente todo o processo de consulta e só não deixe passar uma oportunidade que pode ser valiosa. Garanto que vc não será repreendida. Seu chefe faria a mesma coisa.

Neste período vc tb poderá ter que resolver alguns impasses, principalmente entre seus pares. Quando o chefe não está presente para resolver os conflitos internos, os subordinados tendem a querer mostrar as asinhas uns para os outros. Aqui vale o jogo de cintura, mas cuidado para não dar uma de chefe de todos. Muitas vezes vale esperar o chefe voltar do quê se desentender seriamente com seus pares." (Enviada por Dri Naves)

red and white spiraled ribbon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.