17 DE JULHO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| DIA DO CURUPIRA - PROTETOR DAS FLORESTAS ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia de Proteção às Florestas é comemorado anualmente em 17 de julho. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas - lar de inúmeras espécies de animais e plantas - para a qualidade de vida da humanidade. Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la da invasão e ataque de pessoas má intencionadas. Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”.


Baltasar Gracián y Morales (Belmonte de Calatayud, província de Saragoça, 8 de janeiro de 1601 – Tarazona, província de Saragoça, 6 de dezembro de 1658) foi um jesuíta e escritor pertencente ao Século de Ouro Espanhol, assim como o poeta Francisco de Quevedo (1580-1654) e o dramaturgo e poeta Calderón de la Barca (1600-1681). Dentre as obras mais importantes de Gracián encontra-se o romance O Criticon, uma das obras mais importantes de toda literatura espanhola, ainda não disponível em português. Sua qualidade é comparada a Dom Quixote de Miguel de Cervantes. De cunho filosófico, sua obra mais notória é A Arte da Prudência, um conjunto de trezentos aforismas sobre o bem viver. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Baltasar_Graci%C3%A1n)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 28 de agosto de 2010

Mineiros soterrados no Chile. O mundo tem muito a aprender.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/08/24/1633102-0076-atm17.jpg
Um dos familiares mostra a foto de seu parente e exibe uma camiseta com a primeira mensagem que o mundo recebeu dos mineiros dando conta de que estavam vivos.



Acho que esta foto simboliza bem a expectativa que o mundo inteiro está vivendo neste momento e pelos proximos meses enquanto aguarda as noticias da operação para o resgate do grupo que ficou soterrado a 700 metros (que absurdo!) de profundidade.
Não vou aqui comentar nada e nem dar noticias. Elas são profusas na imprensa nacional e internacional. Será angustiante assistir os intermináveis dias daqueles homens comuns, acostumados a trabalhar nas condições mais brutais que o ser humano pode suportar, a esperar que o resgate chegue a tempo de encontrá-los (razoavelmente) saudáveis e principalmente lúcidos.

Não fosse o drama que os 33 mineiros chilenos, suas famílias e até mesmo a sociedade do Chile está passando seria interessante acompanhar a luta dos dois lados - eles presos sob toneladas de terra e rocha, sob centenas de metros no coração de uma montanha e as autoridades do lado de fora correndo contra o tempo e criando estratégias e soluções para evitar que os homens enlouqueçam ou percam suas esperanças.
O resgate dos mineiros - e o mundo está certo de que ele vai ocorrer - é antes de tudo uma batalha entre a capacidade humana (eles) de resistir a uma prova tão medonha e do outro lado o nosso poder para conseguir mantê-los vivos e principalmente retirá-los com vida.
http://static.latercera.com/20100828/1044385.jpg
Imagem tipo mosaico com alguns dos rostos dos homens no interior do abrigo. O desgaste fisico é evidente embora dêm demonstrações (alguns) de que o moral continua alto.
Muitas lições serão aprendidas pela humanidade com este acidente. Algo assim como aquele outro desastre com o avião que caiu nos andes e os sobreviventes tiveram que praticar canibalismo para continuar vivos. Muito ali foi aprendido também. Agora é a vez dos mineiros no Chile e suas famílias. O que vamos aprender com eles além de lhes dedicar nossas orações? Que Deus os proteja.
Para quem quer entender um pouquinho mais as condições que estão cercando os sobreviventes do desastre no Chile copiei (via scanner) alguns gráficos que podem ajudar.
Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.