14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 5 de setembro de 2010

Tiririca na política é uma expressão legitima do seu eleitorado.


Quem acompanha o meu blog sabe que não escrevo sobre política ou religião. Não é a minha proposta e, portanto não abordo temas que possa causar esse tipo de polêmica que é inócua.
Digo isso porque quem imaginar que falando da candidatura do Tiririca a deputado federal por São Paulo estou abordando a temática política está enganado.
http://3.bp.blogspot.com/_n9_vdklTM9c/S9mZSCSHulI/AAAAAAAAQLw/nkXMD4uZAz4/s1600/clodovil.jpgO que eu quero destacar nesse post é o enorme preconceito que grande parte da mídia de São Paulo, principalmente, mas também as mídias de outras capitais estão tratando o Tiririca, ou melhor, o cidadão Francisco Everaldo Oliveira Silva. O desprezo por sua postulação a um cargo eletivo é um sintoma flagrante de como a sociedade "esclarecida" (assim mesmo entre aspas) não consegue perceber p quão distante ela está das realidades do Brasil.
Que tipo de perfil deveria ter o Tiririca para ser respeitado pelos "comentaristas especializados"? Ou pelos empresários da Av. Paulista? Ou ainda pela chamada classe de alta renda, ou melhor, as classes A e B das pesquisas? 
Porque não Tiririca na câmara dos deputados? Lá estiveram os representantes do eleitorado que elege candidatos do mesmo alinhamento. Os especialistas - de forma pejorativa - classificam esses candidatos como escolhidos pelo "voto debochado". Que seja! São representantes daquela parcela de eleitores que os escolheram. 
Em nossa historia política sempre existiram esses candidatos. Famoso ficou o hipopótamo Cacareco que em 1958 "elegeu-se" com a maior votação daquela eleição para a Câmara Municipal de São Paulo. Foi naquela ocasião um voto de protesto aliado ao deboche e bom humor do nosso povo. Assim foi - de certa forma - com Juruna, Agnaldo Timotéo (que se elegeu várias vezes e ainda continua disputando eleições), recentemente Clodovil  e tantos outros.
http://img.socioambiental.org/d/238907-1/xavante_16.jpg
Por isso mesmo produzo esse post para colocar uma pitada de opinião nessa história. Os votos que serão dados a Tiririca não serão nada mais, nada menos do que a expressão de grande parcela dos eleitores de baixa renda e baixa escolaridade em São Paulo. Serão em sua maioria aqueles que não tendo acesso ou entendimento dos enfadonhos, ininteligíveis e vazios  discursos políticos vistos  pela televisão irão escolher alguém que esteja em sintonia com eles. Que fale seu “idioma”. E que de certa forma irá incomodar - com sua presença legitimada pelos votos - os "donos do poder" com sua figura hilariante e destoante na Câmara dos Deputados Federais aqui, em Brasília. Será até divertido.
Tomara que ele seja eleito. A política brasileira certamente está precisando dessa lufada de  novos ventos naqueles velhos tapetes e corredores da Câmara Federal. Tenho certeza de que a presença de Tiririca vai fazer muitos deputados repensarem suas relações com os eleitores e com a missão politica  a que se dedicaram.
Para ilustrar o post coloquei uma matéria publicada recentemente pela Folha de São Paulo sobre o Tiririca candidato. Leiam e percebam nas entrelinhas a postura preconceituosa do entrevistador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.