24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 24 de maio de 2011

As Seis Somas ou a Arte de Criticar Positivamente (Mª Angeles C. Ferrer)



.
A
cabo de "descobrir" um blog espanhol ligado a um grupo de três empresas que resolveram reunir-se e trabalhar em projetos comuns. É o Grupo FINSI. 
As três empresas - "NM Formacion''"Da Vinci Diseño y Nuevas Tecnologias'' e "Produciones Dulce Bit'' - atuam, respectivamente, nos campos de RH e formação profissional, tecnologias e sistemas aplicados às empresas e produção multimídia. 

Para facilitar o conhecimento coloquei abaixo os seus  três logotipos. Como escrevi no inicio as três empresas formaram o Grupo FINSI e criaram um blog que chamaram simplesmente de "Nuestro Blog'' ("Nosso Blog").

http://www.davinchi.es/img/logodavinchi.jpg   http://www.grupofinsi.com/img/logonm.jpg     http://www.grupofinsi.com/img/logodb.jpg
El Grupo FINSI es un grupo empresarial que engloba un equipo humano multidisciplinar orientado a aportar soluciones de forma global. Responde a la idea de satisfacer las cada vez más complejas necesidades organizacionales.

Foi essa a minha "grande descoberta". O "Nosso Blog" tem um conteudo simplesmente maravilhoso em termos de artigos, noticias e outros temas ligados a cada um dos segmentos das empresas do grupo. Vejam dois exemplos de posts que estão no blog (o idioma é espanhol, mas tiver dificuldade para ler é só utilizar o Google Chrome cuja tradução é direta no browser): 
Os blogueiros que postam os artigos no Nuestro Blog são todos das empresas do grupo e os textos sempre originais. Isso garante um toque especial e atualizado a cada post. Insisto para que você conheça o site. Se não gostar rasgo o meu "diploma" de descobridor de blogs.
No post que escolhi para a apresentação do "Nuestro Blog" a autora, Mª Angeles Crespo Ferrer, que é da "NM Formación" nos traz uma abordagem magnifica sobre os preconceitos das pessoas quando examinam problemas e questões principalmente quando surge a oportunidade de criticar o que alguém produziu. Uma ótima ideia de texto traduzida em de forma leve, objetiva, curta e criativa.

Clique e conheça um excelente blog espanhol


As seis somas.

A forma como nos relacionamos com os outros afeta a qualidade das relações que estabelecemos

D
ias atrás assisti a uma conferência onde o palestrante começou a sessão escrevendo alguns números no quadro negro; eles eram apenas sobre somas. Escreveu seis operações e duas delas estavam erradas, as outras quatro estavam certas.

 Ao final das seis somas colocadas na lousa pediu ao auditório que, por favor, fizessem comentários sobre o que estava lá. Todo mundo cercou o palestrante dizendo:
  • “Atenção para a terceira soma, está faltando o sinal de soma”! 
  • 4 + 6 não são 8, mas 10
  • "E na quinta soma acontece que 2 mais 2 não são 5.
O apresentador continuou perguntando enquanto de frente para o quadro ia consertando as contas erradas: 

- Existe mais alguém que tenha algo a dizer sobre o trabalho que eu fiz?

Ninguém respondeu e ele disse, virando-se para a plateia:

- Pensemos que, lamentavelmente, a nossa reação ante um quadro negro com seis somas, quatro das quais estavam corretas e duas erradas é a que agora nos defrontamos: dedicamos-nos a criticar e protestar contra os dois montantes que estavam errados, mas em nenhum momento felicitamos o autor pelas quatro operações que ele acertou.

Da mesma forma nos comportamos na vida. Esta é realmente a maneira como tratamos nossas relações humanas, seja com nossa esposa, seja com nossos filhos, nossos amigos e colegas. Porque não expressamos uma palavra de elogio, uma manfestação de agradecimento pelas coisas que são boas e que nos agradam sabendo que com esse gesto estimularemos àqueles que nos cercam  a fazer coisas melhores e ao mesmo tempo nos sentiremos mais satisfeitos com nós mesmos por nos mostrarmos sensíveis a todo o bem e à beleza que nos rodeia.
Autora
MªÁngeles Crespo Ferrer


Vêm-me à mente alguns grandes líderes que foram capazes de motivar centenas de milhares de pessoas ou formaram suas equipes e foram capazes de entusiasmá-las e as fascinarem com suas ideias e objetivos e desta forma venceram duras batalhas. Certamente eles não usaram de criticas na maioria dos casos, mas elogiaram e motivaram.

Sentimos-nos satisfeitos e elogiados por um trabalho bem feito e ficamos decepcionados, frustrados e irritados quando nos equivocamos ou cometemos um pequeno erro e somos por isso criticados. Em nossos relacionamentos pessoais é mais fácil criticar e muito difícil elogiar. 

Erros podem ser apontados, é claro, mas o devem ser de uma forma sempre positiva. Os melhores resultados com as pessoas e um time são obtidos agradecendo em primeiro lugar o trabalho bem feito e, em seguida, criticando de forma positiva as coisas que podem ser corrigidas. Afinal de contas um erro nada mais é do que uma oportunidade de melhorar as coisas e é assim que ele deve ser abordado, tanto pela pessoa que o comete como por parte de quem o está apontando.
Se não temos certeza do erro, ou pensamos que esse erro é irrelevante e não queremos levantar o fogo da critica ou ainda não nos ocorre como resolvê-lo de uma forma positiva, acho que o melhor que podemos fazer é ficar quietos e calados. Aprender a apontar um pequeno erro de forma positiva e não desmerecer um trabalho bem feito, também é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Se não tivéssemos defeitos não sentiríamos tanto prazer em descobrir os dos outros" François De La Rochefoucauld


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.