02 DE ABRIL DE 2025 || 4ª FEIRA ||| DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO |||

Bem vindo

Bem vindo

O que é autismo? O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e no comportamento. Pessoas autistas podem também apresentar alterações sensoriais, respondendo de maneira diferenciada aos estímulos recebidos do ambiente. Apesar de ser um transtorno permanente, sem cura, é cientificamente comprovado que a intervenção precoce intensiva e baseada em evidência pode alterar o prognóstico e suavizar essas características. Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a denominação oficial, a partir da mudança na Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial da Saúde - o padrão global para informações de diagnóstico de saúde. Em vigor desde janeiro de 2022, a CID 11 passou a englobar como TEA todos os transtornos e síndromes relacionadas. Embora seja bem amplo, o autismo tem uma escala definida de avaliação baseada no nível de dependência da pessoa e da intensidade das características, sendo dividido em nível 1, nível 2 e nível 3. Essa classificação está definida na última edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria.


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Enfim, um executivo não político com chances de se eleger...

*


Confesso que fiquei em dúvida se publicaria ou não esse post. Afinal de contas tenho - apesar de gostar muito de analisar fatos políticos - conseguido manter o blog fora desse assunto. Não por preconceito, claro, mas por entender que, tratar de política em um blog como a Oficina de Gerência seria cometer, sem presunção, um desvio de conduta ética. Geraria polêmicas e discussões que nada teriam a ver com o objetivo principal de transmitir minha experiência como executivo, gerente e administrador.
De vez quando me arrisco - com a tag de atualidades, a colocar fatos e notícias do mundo político servindo de base a comentários e paralelos com as coisas do universo corporativo. Entretanto sempre procuro fazer as ressalvas que acho convenientes e evito emitir opiniões sobre os personagens envolvidos.
Neste caso quero,efetivamente, dar o meu depoimento pessoal e acho que não devo me omitir. Já escrevi sobre Márcio Lacerda no blog - clique em União mineira - e atestei a minha admiração pela sua competência, que conheci pessoalmente. Acompanhei todas as notícias sobre o lançamento - conflituoso - da sua candidatura a prefeito de Belo Horizonte. E, no início da campanha, com preocupação, os baixos índices nas pesquisas de popularidade (hoje explicáveis). Comentei com amigos que os belorizontinos estavam perdendo uma rara oportunidade de ter um executivo e um homem público do mais alto nível para dirigir os destinos da sua cidade.
Volto agora, com alegria por sua liderança nas pesquisas (veja o vídeo), para confirmar, interessado apenas em destacar positivamente uma pessoa pública que conheço pessoalmente, o que disse antes sobre Márcio Lacerda. Sem nenhum demérito para os demais candidatos (pois não conheço nenhum deles e só ouvi falar da senhora Jô Morais) gostaria de vê-lo, sim, prefeito de Belo Horizonte.
Como administrador seria, para mim, um estudo de caso fascinante para acompanhar. Imaginem um executivo, com espírito público de patriota (eu o vi em ação várias vezes); inteligente e de nível cultural elevado; pessoalmente rico e resolvido e, mais importante, sem os cacoetes dos políticos profissionais como prefeito da capítal dos mineiros. Não seria um belo case para análise gerencial? Além do mais, não tenho nenhuma dúvida, Marcio Lacerda, com a visibilidade de prefeito de uma capital como Belzonte criaria um novo padrão de administrador público. Espero que ele se eleja e sinto não ter lá o meu título de eleitor, seria um voto a mais para este brilhante homem público. É o meu depoimento.
..
(veja o vídeo que informou a liderança de Marcio Lacerda na última pesquisa)
.________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.