25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Você sabe se concentrar? (Dri Naves)

. .
Acho que ela não sabe (pelo menos nunca lhe disse...) mas sou um apaixonado pelo blog da Adriana (Dri) Naves. O Bussines Woman Blog é um show!
Quando iniciei a minha "carreira" de blogger, o site da Dri Naves foi um dos meus modelos. um dos primeiros destaques de blogs que fiz na Oficina de Gerência foi do seu blog (leia o post Visita da Adriana (Dri) Naves).
Desde então tenho publicado os seus textos, sempre bem escritos e atuais. Ela é uma executiva daquelas que toda corporação deseja ter em seus quadros. Apresento-lhes mais um dos seus artigos, copiado ipsis litteris (inclusive a imagem). Neste texto ela passa sua experiência sobre como se concentrar no trabalho. Vamos conhecer.
=
.
.
NOSSA BUSCA DIÁRIA POR FOCO .

"Neste final de semana estava organizando uns papéis e reli um artigo da Gazeta sobre otimização do tempo com fontes do Christian Barbosa, da Tríade do Tempo .f
Gosto muito das dicas dele e estou tentando utilizar algumas. Segundo pesquisas americanas, somos interrompidos por email ou telefone a cada 11 minutos em média. E demoramos cerca de 25 minutos para recuperar nossa concentração naquilo que estávamos fazendo antes. Segundo a Tríade, a empresa tb tem a sua parcela de culpa neste processo. A ausência de baias individuais, por exemplo, é um convite à dispersão. A seguir os “Cinco passos para otimizar seu tempo”, do Christian, com a minha avaliação pessoal (estou tentando seguir os passos!):
.
1.Priorize suas atividades: liste as tarefas a serem realizadas e priorize-as numericamente. Siga essa ordem na execução.
a.Dri: faço a listinha toda a semana (me ajudou muuuito na organização das tarefas, até mesmo para fazer follow-up na equipe) e identifico as prioridades com um sinal. Ainda não lembro de priorizar com números, até pq as coisas mudam muito.

2.Desligue-se do mundo: quando precisar se focar em alguma atividade específica, desligue celular, telefone, televisão, MSN, email, feche a porta e peça pra ninguém incomodá-lo até terminar.
a.Dri: aqui eu sou nota zero declarada! De tudo isso só consigo fechar o MSN, q realmente me atrapalha. Tb acho que as mulheres são seres multitarefa por natureza, então tem um descontinho.. rs! Mas confesso que simplesmente não consigo fechar a porta, fechar email, celular então nem se fala...

3.Crie um ambiente propício: escolha uma música que vc goste e o ajude a relaxar. Estudos de superlearning mostram que a música barroca, por exemplo, aumenta em três ou quatro vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro.
a.Dri: também não consigo. A música acaba me dispersando. Tenho amigas que adoram, colocam um fone de ouvido e mandam ver. Mas pra mim, pelo menos, não funciona. Bom, ainda não tentei a música barroca...
.
4.Relaxe e respire: antes de iniciar seu trabalho, relaxe por alguns minutos. Comece a respirar profundamente algumas vezes. Quando vc respira e relaxa, diminui a ansiedade e aumenta sua capacidade de concentração
a.Dri: ahhh isso eu faço!! E é uma maravilha mesmo. Principalmente antes de reuniões importantes. Mas o melhor mesmo é para nos devolver o equilíbrio em momentos de tensão (qdo alguém tira a gente do sério, por exemplo). Faço isso sempre, em qq ocasião, para voltar pro prumo.

5.Feche o email: além de um vício, deixar o email ligado é um dos maiores causadores da falta de foco no trabalho. Não deixe que sua atenção seja desviada a cada nova mensagem. Estabeleça horários durante o dia para essa atividade.
a.Dri: como assim??? Acho que sou escrava do email. Concordo com o Christian qdo ele fala que muitas vezes paramos o que estamos fazendo para responder emails inesperados e perdemos totalmente o foco."
.
E vá direto ao site da Dri Naves. Navegue muito pois é muito leve, com textos curtos e objetivos (que inveja); ótimas imagens (tenho que descobrir onde ela guarda sua mina) e vídeos muito bem selecionados.
.

==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.