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O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Superdicas para escrever bem (7)

(Esse post é original. Não é republicação)
Estamos no sétimo e ultimo post  da série ''Superdicas para escrever bem" (veja os anteriores clicando neste link). Neste  - como nos anteriores - editei um conjunto de áudios produzidos a partir das dicas da Doutora Edna Maria Barian Perroti transcritas do seu CD (imagem). O que está abaixo é uma amostra do conteúdo do CD.
Para quem queira realmente investir em escrever bem recomendo que adquiram audiolivro. Isto fará com que o aprendizado se acelere, seja efetivo e consistente. Possuindo o CD vocês podem, por exemplo, ouvir as dicas no automóvel, quando estiverem navegando na Internet ou aonde for mais confortável para o aprendizado.
Nos posts anteriores foram publicadas as superdicas de 40 a 50. No post de hoje coloquei as dicas de 51 a 60. 
Sugiro e oriento aos interessados que as escutem repetidamente. São leves para se ouvir e a locução da Professora Edna é excelente. Começarão a perceber os resultados - nos seus textos - quase que imediatamente. Bom proveito e boa sorte!

NOTA - Por conta do número de áudios no CD o fracionamento do conteúdo em vários posts é uma necessidade estética e necessária. A relação abaixo é a que está no post atual..

51. Pontue adequadamente - 2:45 || 52. Observe algumas regras do padrão culto - 2:51 || 53. Estabeleça a concordância - 4:28     || 54. Pense se é bom mesmo enviar em anexo - 4:17 || 55. Lembre sempre: crase só com palavras femininas - 4:42 || 56. Memorize outros casos de crase - 4:23 || 57. Faça bom uso dos pronomes - 4:10 || 58. Não confie cegamente no corretor eletrônico - 4:36 || 59. Saia pela tangente, mas se não puder...  - 2:57 || 60. Preserve sua imagem - 2:31

Clique na imagem abaixo e vá ao site da livraria Relativa para ver a página do audiolivro

http://i531.photobucket.com/albums/dd356/templateseacessorios4/seta1.gifNo audiolivro, selo da Editora Saraiva, existe a advertência "Todos os direitos reservados. Proibida a cópia sem autorização". 
Obviamente não tenho a autorização, mas espero não estar ferindo a lei de autoria em vista de dar todos os créditos da obra ao seu autor e ainda promover a sua aquisição (que realmente recomendo pelo seu valor técnico).



 
51. Pontue adequadamente - 2:45
 
 
52. Observe algumas regras do padrão culto - 2:51
 
53. Estabeleça a concordância - 4:28     |
 
54. Pense se é bom mesmo enviar em anexo - 4:17
55. Lembre sempre: crase só com palavras femininas - 4:42
56. Memorize outros casos de crase - 4:23
57. Faça bom uso dos pronomes - 4:10
58. Não confie cegamente no corretor eletrônico - 4:36

59. Saia pela tangente, mas se não puder...  - 2:57
60. Preserve sua imagem- 2:31
  • Veja, abaixo, a relação de todas as faixas do audiolivro com os temas que foram postados, sequencialmente,  no blog. Clique sobre o numero do post e vá direto ao assunto que lhe interessa.
Abertura- 1:21 | Introdução- 2:36 | Edna Maria Barian Perroti- 1:37 | Informações Adicionais- 0:44 |1. Livre-se desta preocupação. Escreva de uma vez! - 2:35 
.
 2. Tenha jogo de cintura - 2:29 |  3. Observe como os outros escrevem- 2:20   

4. Expresse o que você pensa- 2:21 | 5. Cultive o hábito da leitura -2:28 | 6. Conheça as características do texto - 2:25 | 7. Situe o leitor - 2:40 | 8. (Re)vele suas intenções-2:33 | 9. Apresente informações atualizadas - 2:40 | 10. Organize o que pesquisou- 2:27 
.
11. Relacione seus textos com outros textos - 3:01 | 12. Garanta a coerência - 2:29 | 13. Ligue as partes do texto - 2:38 | 14. Una com elementos apropriados- 2:31 | 15. Veja outros elementos de ligação- 3:30 | 16. Torne seu texto bem-aceito- 2:16 | 17. Pense no destinatário- 2:32 | 18. Deixe as idéias fluir - 2:42 | 19. Disponha de bons argumentos- 2:19 | 20. Planeje seu texto - 2:42 | 21. Escreva seu texto com segurança- 2:53 | 22. Consulte o "pai dos sábios"- 3:08 | 23. Explore outros dicionários- 3:00 | 24. Recapitule alguns conceitos- 2:48 |25. Considere o objetivo ao descrever- 2:27.  
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26. Prenda a atenção com seus relatos - 2:44 | 27. Dê sua opinião também por escrito - 2:23 | 28. Seja cortês mesmo num bilhete - 1:57 | 29. Adote a linguagem da empresa- 2:14 | 30. Seja breve em suas cartas- 2:43 | 31. Cuide da linguagem dos e-mails- 2:52 | 32. Respeite a língua e as normas- 2:31 | 33. Conheça as normas do texto científico- 2:37 | 34. Não deixe a monografia para depois- 2:31 | 35. Corra atrás do seu TCC/TGI- 2:41 | 36. Concentre-se, no mestrado ou no doutorado- 2:38 | 37. Enfrente logo a introdução- 2:45 | 38. Publique seu artigo- 1:46 | 39. Elabore resumos consistentes- 2:46 
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40. Prepare-se para as resenhas- 2:41 | 41. Siga os toques que lhe derem- 2:00 | 42. Dê especial atenção ao parágrafo- 2:30 | 43. Desenvolva bons parágrafos-3:15 | 44. Articule um parágrafo como outro - 2:32 | 45. Construa parágrafos com sentido- 2:32 | 46. Observe a construção da sua frase- 2:36 || 47. Seja claro-2:23 | 48. Seja objetivo- 2:32 | 49. Mantenha o paralelismo - 2:36  
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50. Enfatize, mas não seja redundante- 2:5 | 51. Pontue adequadamente - 2:45 | 52. Observe algumas regras do padrão culto - 2:51 | 53. Estabeleça a concordância - 4:28  | 54. Pense se é bom mesmo enviar em anexo - 4:17 | 55. Lembre sempre: crase só com palavras femininas - 4:42 | 56. Memorize outros casos de crase - 4:23 | 57. Faça bom uso dos pronomes - 4:10 | 58. Não confie cegamente no corretor eletrônico - 4:36 | 59. Saia pela tangente, mas se não puder...  - 2:57 | 60. Preserve sua imagem- 2:31


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